Música Para Instagram

 

“Um minuto sem silêncio” é o nome de uma iniciativa musical recente que começa a tomar forma: Max Henrique, artista plástico e compositor, lançou essa semana (20/01/2017) o segundo videoclipe de uma série de mini músicas de um minuto de duração.

O projeto consiste na criação de músicas e videoclipes de um minuto de duração tendo o Instagram como base de lançamento do material. A ideia veio depois de Max realizar uma versão de um vídeo para o “Festival do Minuto” – que rendeu um prêmio – e do interesse na execução um projeto de vídeos musicais em uma plataforma digital menos tradicional.

O primeiro vídeo, lançado há 4 semanas, leva e mesmo nome do projeto  – inaugurando o trabalho – e trata da questão do tempo.  O segundo, recém lançado, se chama “Sala de Embarque” e marca o início da série de videoclipes. Ambos foram totalmente criados e realizados por Max, mas a intenção é de que outros artistas e colaboradores em geral participem de vídeos musicais por vir. Segundo o artista, nas próximas semanas a terceira música será postada. O matérias pode ser visto no endereço de Instagram “@maxhb”.

“Um Minuto Sem Silêncio” apresenta algo de incomum, mas não improvável para seu idealizador. A  mistura de linguagens e de mídias é um elemento frequente nas obras de Max Henrique, que lança mão de vídeo, desenho, fotografia, música e outras formas de expressão para criar seus trabalhos.

A adequação técnica para uma boa exibição no Instagram (duração de um minuto, vídeo em formato quadrado e outros) foi vista pelo autor como uma incentivo à criação de trabalhos de uma outra forma, já que os resultados precisavam os parâmetros: “Isso muda o jeito de pensar a música, a estrutura, a forma como a ‘história’ é contada, tanto no vídeo quanto na música. O tamanho da tela e o formato te fazem repensar a imagem. Tem sido um processo de criação bastante instigante.” – comenta Max.

 

 

Bio.

Max Henrique mora em Belo Horizonte (MG), é Graduado em Comunicação pela UFMG e em Artes Plásticas pela Escola Guignard – UEMG. É também pós-graduado em Arte Contemporânea pela UEMG e tem mestrado em Comunicação pela PUC. Se dedica às artes plásticas e à música constantemente:  participou de mais de 10 exposições de arte, realizou intervenções urbanas, vídeos (ganhou 2 prêmios nessa área), lançou um disco com 11 composições próprias (2014) e 5 singles até o momento (2016). Paralelamente, trabalhou por cerca de 15 anos em publicidade como profissional de criação e design gráfico enquanto era sócio diretor de uma agência. A partir de 2014 passou a trabalhar como professor. Nessa área dá aulas no curso de comunicação, ensina artes plásticas e estuda o processo criativo – tema sobre o qual criou um curso.

Vídeos:

Um minuto Sem Silêncio from Max Henrique on Vimeo.

Sala de Embarque from Max Henrique on Vimeo.

 

Mais informações:

https://www.instagram.com/maxhb/
http://maxhenrique.com.br
https://www.facebook.com/Mahx.Henrique/

Versão dos vídeos no youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=A3KlK3lDzHY

https://www.youtube.com/watch?v=qfDZBuLMBeY

Imagens:

(Uso autorizado, crédito nas fotos)