É um experimento, uma intervenção urbana que eu chamaria de “didática”, talvez demais para um trabalho de arte, mas concebida assim propositalmente. O objetivo é tentar trazer algum tipo de reflexão sobre a cidade contemporânea, midiatizada, múltipla.

Adesivos com códigos QR* são fixados em lugares diversos do ambiente urbano. Ao ler esse código com o celular, o participante é levado a um endereço da internet onde se intercalam em exibição imagens de antenas retirada do Google Maps com suas respectivas localizações no mapa digital e questões sobre a circunstância do ambiente urbano e digital. A exibição pode variar, ser alterada com o tempo. Não há qualquer tipo de “link” ou informação adicional no momento da leitura.

Outras possibilidades surgem com a ideia desse experimento, como por exemplo a apresentação da imagem digitalmente mapeada do local do participante quando faz a leitura via celular e a apresentação em ordem aleatória das questões. Porém, por uma questão de recursos disponíveis essa foi a versão realizada.

* Os códigos QR (Quick Response Code) são códigos em forma de imagem que podem ser lidos por câmeras de telefones celulares (entre outros)e traduzidos em textos, URL´s, contatos do aparelho, etc.

Fotos de registro das imagens do QR aplicadas estão aqui:

fotos de registro-qrurb

 

O código QR do trabalho é:

qrurb